Home SoftwareEste aplicativo permite levar um estúdio de música com você para qualquer lugar – e eu não consigo acreditar em como ele funciona bem.

Este aplicativo permite levar um estúdio de música com você para qualquer lugar – e eu não consigo acreditar em como ele funciona bem.

by admin

BandLab: O Futuro da Produção Musical Móvel

Você já ouviu falar do iPod Touch? O modelo de quarta geração do dispositivo da Apple foi minha porta de entrada no ecossistema iOS, um mundo repleto de aplicativos móveis e dispositivos inteligentes. O iPod Touch – juntamente com o aplicativo GarageBand para produção musical – ignitou uma paixão duradoura pela produção musical digital.

Naquela época, não havia nada igual ao GarageBand. A capacidade de arranjar músicas com uma abundância de sons e samples em um dispositivo tão portátil era única. No entanto, eventualmente, encontrei os limites tanto do software quanto do hardware da época. Quando a Ableton lançou uma versão de teste prolongada do Live, sua estação de trabalho de áudio digital (DAW) premium, em 2020, decidi dar o salto para o desktop.

Desde então, dei uma espiada no que a produção musical móvel poderia oferecer. Embora tenha havido algumas tentativas sólidas, a maioria deixou a desejar devido a preços elevados. A própria Ableton lançou uma versão mais acessível do Live, chamada Note, para iPhone e iPad em 2022. Contudo, nunca consegui ver o Note como tão útil quanto seu irmão mais robusto. Agora, parece que encontrei minha solução para produzir música em qualquer lugar: o BandLab.

Explorando o BandLab

BandLab é uma DAW móvel e uma rede social que proporciona uma experiência bastante abrangente de criação musical em seu bolso. Embora algumas funcionalidades sejam restritas a uma assinatura (US$ 14,95 por mês), o aplicativo é gratuito para download, permitindo que você crie uma conta e comece a fazer música imediatamente. E uma vez que você começa, é difícil parar. O aplicativo já conta com mais de 100 milhões de usuários.

Essa popularidade se traduziu em um reconhecimento ainda maior; no Webby Awards, o BandLab conquistou o People’s Voice Award pela Conquista Técnica na categoria de Aplicativos e Software. Em entrevista exclusiva ao TechRadar, o CEO da BandLab Technologies, Meng Ru Kuok, comentou: “Acreditamos que não devem existir barreiras para que as pessoas façam música, e que todos devem ter a oportunidade de criar e expressar sua criatividade.”

“Acredito que o Webby não é apenas um grande marco para a equipe, mas também para cada usuário do BandLab ao redor do mundo, que pode se sentir validado ao dizer: ‘este é um jeito real de fazer música e uma forma de ter sucesso.’”

Com o BandLab instalado e um período de teste gratuito de três dias da BandLab Membership (que renova automaticamente, então fique atento), comecei a fazer algumas sessões para criar batidas no meu iPhone 15 e no Oppo Find X8 Pro.

Em resumo, o BandLab é o software de música móvel mais intuitivo que já usei. Ao abrir, ele se assemelha a um feed de rede social; o botão grande de ‘mais’ na parte inferior da tela facilita o acesso à DAW. Dentro dele, você encontrará uma variedade de máquinas de bateria virtuais, sintetizadores, instrumentos réplica, bibliotecas de samples e efeitos, muitos dos quais são surpreendentemente customizáveis e têm uma sonoridade excelente.

Fiquei procurando entre as máquinas de bateria baseadas em padrões, colocando notas na grade do piano e organizando melodias na visualização principal. Fiquei surpreso com a fluidez de tudo – por vir do desktop para o mobile, você perde os atalhos de teclado que usa para ser produtivo, mas o bem projetado sistema de menus do BandLab mantém tudo muito ágil.

Por outro lado, algumas funcionalidades são um pouco mais simples do que você encontraria em programas de música de desktop, como o Ableton Live, Logic Pro ou Cubase. Instrumentos melódicos têm menos opções de ajuste, as máquinas de bateria são geralmente compostas por samples pré-definidos e os efeitos de áudio, embora ainda muito customizáveis, são apresentados em pacotes pré-estabelecidos.

Essa simplicidade, na verdade, é uma das maiores forças do BandLab. O aplicativo é repleto de tutoriais e dicas, tornando-o menos obscuro que o GarageBand em sua primeira utilização. A interface é clara e cheia de contrastes, e a rede social integrada até oferece uma maneira rápida de compartilhar suas criações. Embora existam algumas ferramentas baseadas em inteligência artificial, que eu tradicionalmente não gosto na música, até agora, o que vi é opcional.

Acessibilidade e Criatividade

O CEO da BandLab, Meng Ru Kuok, também adicionou: “Realmente, tudo o que você precisa para se tornar um artista e ter uma carreira na indústria é um sonho, um par de fones de ouvido com fio e o BandLab em um smartphone. E todo mundo tem um smartphone e talento, não importa de onde você seja.”

Meng continuou: “Hoje, todos no mundo são hipoteticamente fotógrafos, gostem ou não. E todos, em todo o mundo, são videógrafos apenas por usarem seus telefones.”

Com algo como o BandLab, sim, ainda existe uma curva de aprendizado um pouco mais íngreme, mas todo mundo pode tocar piano, aprender ritmo e fazer música através do celular. Todos têm as ferramentas para se tornarem artistas de gravação bem-sucedidos em seus bolsos.

Como mencionei, tudo isso é acessível em qualquer lugar. Encontrei-me criando batidas no parque, no ônibus, no sofá e na minha mesa. Esses são lugares onde também se pode levar um laptop, mas ter uma DAW no bolso é uma grande vantagem para capturar a inspiração sempre que surge.

Se você se pega batucando ritmos durante o trajeto ou assobiando melodias na pausa para o almoço, pode ser que goste de experimentar o BandLab. E se você decidir testá-lo, nos conte como foi sua experiência nos comentários abaixo.

Related Posts

Leave a Comment