É raro ver todos os fãs da Apple concordando em algo ao mesmo tempo, mas quando o recurso de Controle de Câmera foi lançado junto com a linha iPhone 16, a rejeição pelo botão adicional foi rápida e feroz (basta dar uma olhada em algumas das discussões no Reddit sobre o assunto).
Ao risco de irritar a multidão, não me incluo entre os detratores do Controle de Câmera. Na verdade, é um dos meus recursos favoritos no meu atual iPhone, o iPhone 16 Plus.
Antes de explicar por que me posiciono desse lado do debate, admito que o Controle de Câmera está longe de ser perfeito. Concordo que sua posição é um tanto sem sentido, e funcionaria muito melhor se estivesse colocado em um lugar mais natural, semelhante ao botão do obturador tradicional.
Ainda assim, eu sei que não estou completamente sozinho no meu amor geral pelo botão voltado para a fotografia, outros no TechRadar notaram que pode ser útil às vezes, ou até mesmo incrivelmente útil para um propósito muito específico.
Agora que já se passaram mais de seis meses desde a existência do Controle de Câmera, e ele parece destinado a continuar parte do arsenal do iPhone por gerações, acho que vale a pena dar uma olhada mais atenta sobre o que ele faz de bom e como a Apple poderia melhorar as coisas no iPhone 17.
Levando as câmeras do iPhone a um novo nível
Eu sei que nunca conseguirei tirar uma foto no meu iPhone 16 Plus que se compare a algo capturado por uma das melhores câmeras, mas a simplicidade da fotografia com smartphone é o que me conquista, vez após vez.
Ser capaz de pegar rapidamente o telefone e tirar uma foto nunca sai de moda, especialmente quando essas imagens são salvas na nuvem para referências futuras ou instantaneamente disponíveis para compartilhamento com amigos nas redes sociais. No entanto, seria uma mentira dizer que a experiência física de fazer essas capturas é superior em um celular.
Na minha busca para tentar preencher essa lacuna, acumulei uma pequena coleção de acessórios para smartphone ao longo dos anos que tentam recriar a experiência do botão de obturador tradicional. Tenho o ShiftCam SnapGrip portátil, assim como o SnapGrip Pro, o acessório mais robusto da empresa. Mas, como acontece com qualquer acessório, essas ferramentas diminuem a natureza compacta de um smartphone, motivo pelo qual a introdução do Controle de Câmera parecia a resposta para um problema que eu tentava resolver.
Não precisaria mais carregar esses acessórios; agora poderia usar o botão incrivelmente clicável que a Apple incorporou em seus últimos dispositivos.
A introdução do Controle de Câmera pareceu a resposta para um problema que eu tentava resolver.
Além disso, parte da razão pela qual eu gosto de usar um botão do obturador físico, ao invés de apenas tocar na tela, é que a resistência atrasada entre o movimento do meu dedo e a foto ser tirada me força a ser um pouco mais considerado nas imagens que capturo.
Segurar o telefone um pouco mais firme para enquadrar o objeto e levar em conta qualquer movimento ao pressionar o Controle de Câmera me dá um momento de pausa para avaliar se estou realmente tirando uma foto de algo que me interessa ou se estou apenas fazendo isso por fazer. Tendo isso em mente, o Controle de Câmera me ajudou não apenas a tirar menos fotos (e economizar espaço no armazenamento do meu iPhone), mas também a me sentir mais satisfeito com as imagens que realmente faço.
Por causa da maneira como o Controle de Câmera permite alternar entre os estilos fotográficos no iPhone 16, também me permitiu experimentar mais com os tipos de fotos que tiro.
Por exemplo, uma captura interna que pode parecer um tanto comum em cores pode, na verdade, parecer muito melhor quando tirada em preto e branco. Particularmente, o modo Stark B&W agora é minha opção favorita porque realça verdadeiramente a paleta monocromática para capturar sua atenção.
Como a Apple pode melhorar o Controle de Câmera?
Acredito firmemente que o Controle de Câmera teve uma boa primeira edição, mas olhando para como poderia ser utilizado na linha do iPhone 17, acho que há algumas melhorias fáceis que a Apple poderia implementar para mudar a percepção geral.
Como mencionei antes, a posição do Controle de Câmera precisa mudar. Se a Apple pudesse mover o botão mais para o canto inferior direito do iPhone, isso tornaria o uso do recurso muito mais fácil, embora eu reconheça que isso poderia exigir ajustes na resistência para evitar pressão acidental.
O que realmente levaria o Controle de Câmera a um novo nível, no entanto, seria um aplicativo, ou um conjunto de guias embutidas, que pudesse ensinar a pessoas que não sabem muito sobre fotografia manual como ajustar corretamente aspectos como profundidade e exposição.
Embora eu tenha adorado ter acesso rápido a esses componentes através do Controle de Câmera, não me senti confiante o suficiente para usá-los, razão pela qual algum apoio para iniciantes como eu seria muito bem-vindo, mostrando às pessoas como elas podem realmente maximizar o Controle de Câmera em seu benefício.
Até que tal software seja lançado, você sempre pode conferir nossa lista das cinco principais dicas sobre Controle de Câmera que você precisa conhecer, assim como nosso guia sobre como personalizar o Controle de Câmera para atender melhor às suas necessidades.

