Home SoftwareA Apple tomou a decisão certa ao retirar seu controverso e desnecessário anúncio ‘Convencendo seus Pais a Te Dar um Mac’

A Apple tomou a decisão certa ao retirar seu controverso e desnecessário anúncio ‘Convencendo seus Pais a Te Dar um Mac’

by admin

Compreendo a situação. Pais, diante do custo exorbitante da educação universitária e a possibilidade de que seus filhos também precisem de um novo laptop, relutam em gastar mil dólares ou mais em um Mac quando um computador com Windows pode ser adquirido por centenas a menos.

Porém, sei que a decisão não é tão óbvia ou simples. Um computador com Windows que custa 450 reais não se compara, por exemplo, a um MacBook Air que custa 999 reais. Esse, creio, foi o ponto do anúncio do YouTube de quase 8 minutos que a Apple lançou e que aparentemente fez privado em 24 horas (mas cópias ainda existem).

Intitulado “Conveça Seus Pais a Te Dar um Mac”, o anúncio se passa em um evento de celebração na faculdade, com uma audiência cheia de adolescentes desinteressados (ou atores, é difícil dizer) e Martin Herlihy, do Please Don’t Destroy do SNL, como apresentador.

Marketing e Humor em Tempos Modernos

Não chamaria esse anúncio de inteligente. O enredo… bem, não tenho certeza se há um. Herlihy está principalmente apresentando o modelo do Keynote “A Apresentação dos Pais” da Apple, que qualquer um pode baixar e, supostamente, modificar para convencer os pais de que é uma boa ideia investir em um Mac para a experiência universitária do filho.

Tomando isso pelo valor de face, a apresentação da Apple está correta. Sim, um Mac é mais caro, mas ainda assim oferece um excelente valor devido a coisas que você não precisa investir ou se preocupar, como software de backup, telas azuis e software antivírus. Os melhores MacBooks são bem construídos e leves.

Como disse, argumento sólido.

Não entendo por que a Apple escolheu promovê-la com um vídeo excessivamente longo, repleto de piadas e trechos que não me convenceram ou ao público de preparação para a faculdade, que permanece em silêncio desconfortável na maior parte do vídeo. Isso pode ter sido parte da piada, mas não vi humor algum nisso.

Alegações Confusas

Herlihy se esforça ao máximo. O humor cringe combina bem com alguns dos trabalhos que ele fez no SNL com os colegas do Please Don’t Destroy, Ben Marshall e John Higgins. No entanto, sem eles para interagir, cada piada flutua sem vida sobre o público antes de cair nas ilhas.

Dúvido que alguém na Apple, talvez o CEO Tim Cook, tenha assistido ao “anúncio/informercial” depois que foi lançado e imediatamente percebido que foi um erro.

Essencialmente, a Apple conseguiu tornar seus pontos mais importantes difíceis de ouvir ou suportar.

Obviamente, a Apple considera este um momento crítico no período anterior ao de volta às aulas. Está esperando que este anúncio ou outros semelhantes plante uma semente, e de preferência, uma na cabeça de quem pode fazer a compra do laptop. Convidar adolescentes que querem novos laptops para a causa é inteligente, mas essa não foi a maneira certa de fazê-lo.

O vídeo é muito longo, estranho e excessivamente sério para ser um conteúdo compartilhável. Se estivesse no TikTok, eu teria deslizadado para cima em 12 segundos.

Pode haver algumas partes recuperáveis deste erro de marketing, mas duvido disso. Não se preocupe, a Apple é boa nesse tipo de coisa e tenho certeza de que logo estará de volta com um anúncio no estilo TikTok que todos os seus amigos quererão compartilhar entre si e, eventualmente, com seus pais.

Se houver uma lição nisso, é que a Apple talvez deva deixar todo o esforço nas mãos dos adolescentes, que parecem já estar compartilhando com entusiasmo suas apresentações no TikTok.

Related Posts

Leave a Comment