Você finalmente adquiriu um par dos melhores fones de ouvido. A empolgação é palpável enquanto você os desembrulha, sonhando com as experiências sonoras sensacionais que logo poderá desfrutar. Após retirar os fones de sua caixa recém-aberta, ajustá-los corretamente e colocá-los, surge uma dúvida. Depois de pressionar play, algo parece… estranho.
A talvez as vozes soem menos detalhadas, ou a mixagem geral pareça um pouco comprimida. Seja o que for, você simplesmente não consegue aproveitar suas músicas ao máximo. Mas não se preocupe! Estou aqui para apresentar uma funcionalidade revolucionária que pode desbloquear um áudio mais completo e rico, elevando suas faixas favoritas a novos níveis.
Vamos descobrir como obter uma qualidade de áudio superior no seu telefone em questão de segundos (após um período de adaptação durante a noite, claro, para permitir que os componentes do seu novo aparelho se acomodem. Você fez isso, não fez? Bom).
Explorando todos os detalhes
Chegou a hora de explicar como tudo funciona. Se você está usando fones de ouvido, earbuds ou uma caixa de som conectada a um telefone Android, vá até as configurações de Bluetooth. Clique no ícone de engrenagem ao lado do dispositivo aplicável e procure por uma seção chamada ‘codecs’. Se essa opção estiver visível, você provavelmente verá ‘LDAC’ listado abaixo. Ative essa opção e… voilà! Você terminou.
Mas e se você não encontrar LDAC ou mesmo a seção de codecs no seu dispositivo Android? Não se preocupe: a esperança pode não estar perdida. Alguns dispositivos só permitem ativar o LDAC por meio de seus aplicativos complementares. Se este for o caso, verifique se seu dispositivo suporta LDAC no manual do usuário ou no site do fabricante. Se suportar, procure no aplicativo relevante e ativar essa função.
Mas o que é esse ‘LDAC’ que eu menciono? LDAC, que significa Lossless Digital Audio Codec, é uma tecnologia de codificação de áudio proprietária da Sony que permite streaming de alta resolução via Bluetooth. É tecnicamente sem perdas? Bem, nem tanto – transmitir via Bluetooth significa que alguns dados inevitavelmente se perdem. No entanto, o LDAC ajuda a desbloquear detalhes sonoros mais sutis na sua música, proporcionando uma qualidade de áudio superior em comparação com codecs padrão de Bluetooth, como SBC ou o AAC da Apple.
Mas o que fazer se você não tem um alto-falante ou fones de ouvido da Sony? Não se preocupe. O LDAC pode ser encontrado em uma variedade de dispositivos de outros fabricantes, como os fones de ouvido 1More Sonoflow Pro HQ51 e o impressionante alto-falante sem fio Edifier D32, estilo retrô.
Vale ressaltar que, se você está ouvindo música no Spotify, não irá experimentar todos os benefícios que o LDAC tem a oferecer. Isso porque os arquivos de áudio no Spotify utilizam uma taxa de bits de 320kbps na melhor das hipóteses – e lembre-se, para obter LDAC, seu dispositivo fonte precisa reconhecê-lo, seu material fonte precisa estar disponível nesse formato, e seus fones de ouvido também precisam ter essa especificação no detalhe.
Plataformas como o Tidal, por exemplo, fornecem áudio de até 24 bits e 192kHz – essencialmente, isso significa que você está recebendo qualidade superior aos CDs. O LDAC permite transmitir áudio via Bluetooth a até 990kbps em 32 bits/96kHz, assim você poderá ouvir mais dos detalhes que o Tidal e os aplicativos de streaming de alta resolução têm a oferecer.
Se você é um usuário do Spotify, ainda pode haver uma maneira de obter melhor qualidade sonora. Os assinantes Premium podem acessar até 320kbps de áudio – mas se você entrar na qualidade de mídia e verificar se sua qualidade de streaming está definida como ‘baixa’, você estará longe disso. Certifique-se de selecionar ‘Muito Alta’ para acessar a melhor qualidade de streaming, desde que sua conexão com a internet seja estável o suficiente. Você também pode obter a melhor qualidade no modo automático; isso dependerá da força da sua conexão Wi-Fi ou de rede móvel.
Da mesma forma, você vai querer fazer algo parecido em outras plataformas, como no Tidal, onde é possível definir o streaming via Wi-Fi como ‘Máximo’ (para até 24 bits/192kHz de resolução). Se você está preocupado em esgotar seus dados, é possível configurar o streaming de dados móveis para ‘Baixo’ (até 96 kbps), assim não consumirá seu plano mensal.
LDAC em toda sua glória
Testei uma variedade de equipamentos de áudio que suportam LDAC durante meu tempo aqui e realmente tenho que dizer que o codec pode fazer uma grande diferença nas suas sessões de audição.
Uma das melhores experiências que tive com áudio habilitado para LDAC foi com os recém-lançados Sony WH-1000XM6. Depois de ativar o codec de áudio no aplicativo Sound Connect e tocar minhas faixas favoritas de jazz fusion no Tidal, fiquei impressionado com a qualidade oferecida.
Em músicas como Fluffy de Himiko Kikuchi, o piano soou incrivelmente expressivo, enquanto o baixo encorpado nunca ofuscou as cordas sutis que dançavam ao fundo.
Recentemente, também encontrei suporte à LDAC em alguns dos melhores earbuds abertos, como os Edifier LolliClip e em fones de ouvido sem fio mais acessíveis, como o Anker Soundcore Liberty 5. Existem muitos dispositivos que suportam essa tecnologia proprietária da Sony, então certifique-se de que você a ativou para obter uma melhora em relação ao áudio de Bluetooth básico dos seus dispositivos!
Dicas para os sem LDAC… e para fãs da Apple
Ok, então talvez você já tenha constatado que seu telefone ou dispositivo Bluetooth não suporta LDAC. Mas isso pode não ser o fim da linha se você busca qualidade sonora superior. Existem uma variedade de outros codecs de áudio Bluetooth de maior resolução disponíveis que, como o LDAC, podem proporcionar um áudio incrivelmente nítido, sem fios.
Por exemplo, os Bowers & Wilkins Px7 S3, extremamente bem avaliados, suportam os codecs de áudio hi-res aptX Adaptive e aptX Lossless. Porém, atenção: há muitos menos telefones que suportam esses codecs em comparação com o LDAC. Alguns modelos, como o Motorola Edge 50 Pro, vêm com suporte a som Qualcomm – apenas verifique o site da aptX para obter informações de compatibilidade.
Se você não possui um telefone Android e está utilizando um iPhone, esses codecs não estarão disponíveis para você – pelo menos, não nativamente. Para esclarecer, os iPhones não suportam codecs aptX, uma vez que são controlados e licenciados pela Qualcomm. Eles geralmente requerem um chipset Bluetooth da Qualcomm, que não está presente nos iPhones. Uma opção é adquirir um dos melhores DACs de headphone ou um dongle como o FiiO BT11, que desbloqueia o aptX Adaptive (incluindo aptX Lossless), Snapdragon Sound e, de fato, o LDAC. No entanto, há outras formas de melhorar o áudio no seu dispositivo Apple.
Embora isso não forneça necessariamente ‘áudio de maior qualidade’, se você deseja acessar um som mais expansivo e tridimensional nos seus AirPods Pro 2 ou AirPods Max em um iPhone ou iPad, você pode ativar o Áudio Espacial Personalizado. Para fazer isso, role para baixo até ‘Áudio Espacial Personalizado’ sob ‘Fones de ouvido’ nas configurações de ‘Sons e Tato’. Confie em mim, isso vale a pena, especialmente para assinantes do Apple Music.
E mais uma opção para levar sua música a novos patamares. Você pode obter áudio sem perdas no seu dispositivo Android ou Apple simplesmente usando alguns dos melhores earbuds com fio. Por exemplo, você pode utilizar o SoundMagic E80D via USB-C ou comprar um DAC portátil externo, como o iFi Go Link Max e conectar um modelo de 3,5 mm de alto nível como o incrível Sennheiser IE 200. Você pode até usar um cabo para acessar áudio sem perdas na edição USB-C dos Apple AirPods Max, graças a uma nova atualização.
Assim, é rápido e fácil liberar um som superior – você pode fazer isso com apenas alguns toques no menu de configurações do seu telefone. E eu quero saber: você está utilizando o LDAC ou outros codecs hi-res? Deixe sua opinião nos comentários!

