Home SoftwareIncrivelmente, esta fechadura inteligente foi a minha instalação mais fácil em casa inteligente – todas deveriam funcionar assim

Incrivelmente, esta fechadura inteligente foi a minha instalação mais fácil em casa inteligente – todas deveriam funcionar assim

by admin

A tecnologia de casa inteligente tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos, mas muitos esquecem que, ao atualizar sua residência, é comum que dispositivos eletrônicos antigos também precisem ser substituídos. Essa foi a tarefa que enfrentei ao decidirmos reformar nossa sala e, principalmente, trocar a porta da frente, que tinha mais de 25 anos.

Minha experiência com fechaduras inteligentes começou há cinco anos, quando adquiri a Lockly Vision Smart Lock, um processo que compartilhei em meu canal no YouTube. Embora tenha sido eficaz, esse modelo gerou algumas divisões entre os membros da família.

No ano passado, fiz um upgrade para a Lockly Visage Zeno, que trouxe melhorias significativas, como a eliminação de um hub e a adição de suporte ao Apple HomeKit. Todos nós adoramos a possibilidade de desbloquear a porta com um toque em nossos iPhones.

A escolha da nova fechadura inteligente

Apesar de todas as vantagens da Zeno, não estávamos completamente satisfeitos com sua aparência. Portanto, ao decidir trocar a porta, concordamos que a nova fechadura inteligente deveria priorizar também a estética. Além do visual, a nova fechadura deveria manter a compatibilidade com o Apple HomeKit e oferecer suporte ao desbloqueio por toque. Essa exigência rapidamente reduziu nossas opções e eu tinha receios de não encontrar uma fechadura que fosse mais atraente do que a Lockly Vision Zeno e ainda oferecesse suporte ao toque.

Foi então que me lembrei da Schlage Encode Plus Smart WiFi Deadbolt, um modelo que escrevi sobre em um artigo anterior. Essa fechadura foi a primeira a suportar a funcionalidade de desbloqueio por toque com o iPhone.

A Schlage Encode Plus é menor do que a Lockly e está disponível em vários acabamentos, incluindo um elegante preto. A fechadura parecia ter tudo o que precisávamos, incluindo uma maçaneta que combinava.

Confesso que não realizei a instalação da parte hardware. Como estávamos instalando uma nova estrutura e porta, deixei que um especialista cuidasse dessa parte. No entanto, percebi que tanto a maçaneta quanto a fechadura inteligente tinham uma instalação padrão, facilitada pelo conector elétrico que se encaixa rapidamente. Depois da instalação, porém, o instalador não completou a integração com a casa inteligente, e eu fiquei com uma fechadura funcional, mas sem inteligência. Essa parte ficou por minha conta.

Com a porta instalada e a maçaneta e o fecho em ordem, o que restava eram um pacote de quatro pilhas AA da Duracell e um guia de instalação fino. Embora minha preferência não fosse por uma fechadura inteligente que utilizasse pilhas, essa parecia ser a única opção. A Lockly original usava oito pilhas AAs, requerendo troca a cada três meses, enquanto a Zeno vinha com duas baterias recarregáveis, muito mais eficientes. Não fiquei muito animado com o fato de a Schlage me levar de volta para as pilhas, mas pelo menos ela usa apenas quatro, e a instalação é bastante simples.

Não sou fã de ler manuais de instrução. Comecei rapidamente a folhear o livreto em busca do caminho mais curto entre uma fechadura sem inteligência e uma que fosse conectada. Foi então que encontrei a página do HomeKit.

Antes da instalação da porta, eu já havia baixado o aplicativo inteligente da Schlage. Mas acabei descobrindo que não precisava dele.

Após instalar as quatro pilhas, pressionei o botão de emparelhamento uma vez e uma luz azul começou a piscar. A seguir, segui a recomendação do livreto e mantive meu iPhone 16 Pro Max próximo à parte traseira da fechadura, aguardando que ela se conectasse. Se isso falhasse, eu precisaria escanear o código QR do Apple HomeKit na parte de trás da fechadura.

Felizmente, a conexão aconteceu quase imediatamente. Embora houvesse alguns passos a serem seguidos, nada foi confuso. Esperei cerca de quatro minutos para completar a conexão e a configuração. Como a Schlage Encode Plus possui um teclado na frente, achei que precisaria configurar um código, e assim pensei que ocorreria.

No entanto, a configuração no meu iPhone indicou que eu já tinha um código configurado anteriormente no HomeKit, e permitiu que eu o aplicasse.

Em cerca de cinco minutos, minha configuração estava completa, e eu já podia desbloquear a fechadura apenas tocando meu telefone na parte frontal da Schlage. Também começamos a receber notificações em nossos phones e Apple Watches sempre que a porta era trancada ou destrancada.

Tivemos ainda a opção de configurar automações, como trancar a porta quando todos saíssem e desbloquear ao chegarmos, mas optei por deixar essas funções desativadas, pois a automação de trancamento da Lockly anterior havia incomodado a todos.

Foi assim que a instalação e configuração da nova fechadura inteligente se tornaram um momento tranquilo em meio ao que normalmente seria uma maré de frustração, relembrando-nos de que sabemos fazer isso e que o futuro dos lares inteligentes é, de fato, promissor.

Related Posts

Leave a Comment