Home SoftwareModelos de câmeras compactas disponíveis que testei e recomendo

Modelos de câmeras compactas disponíveis que testei e recomendo

by admin

O renascimento das câmeras compactas não era algo que eu imaginaria como editor de câmeras da TechRadar, especialmente com o advento dos smartphones e as melhores câmeras de celular ameaçando sua existência. Porém, estamos em 2025 e, surpreendentemente, as câmeras compactas estão de volta.

Bem, elas estão de volta no sentido de que estão populares novamente. Contudo, nas prateleiras? Nem tanto. Ao olhar ao redor, muitos modelos, incluindo a Fujifilm X100VI, estão listados como ‘aguardando estoque’.

A falta de estoque pode ser, em parte, atribuída à oferta – muitas marcas líderes continuam a ignorar essa parte do mercado, incluindo a Sony. Eu adoraria ver um sucessor da RX100 VII. Outros, aparentemente, subestimam a alta demanda, o que significa que os tempos de espera podem ser longos.

Então, o que fazer se você está pronto para comprar uma câmera compacta, mas descobre que está fora de estoque? Não se preocupe… Eu testei as melhores compactas novas para 2025 e listei três opções abaixo.

Cada modelo é bastante diferente do próximo, amplamente disponível agora e pode ser seu próximo gadget favorito. Vamos conferir cada um deles.

Canon PowerShot V1

Em ação com a PowerShot V1 durante nossa análise detalhada.
(Crédito da imagem: Future | Sam Kieldsen)

Com a antiga PowerShot G7X Mark III em alta demanda ao longo do último ano, especialmente entre criadores de conteúdo, a Canon provavelmente contava que sua nova Canon PowerShot V1 voaria das prateleiras. No entanto, a resposta tem sido morna.

O que é uma má notícia para a Canon é uma boa notícia para os compradores atualmente – a pequena câmera de vlogging está prontamente disponível em varejistas líderes. E não se deixe enganar pelos níveis de estoque da PowerShot V1 – ela é uma compacta capaz tanto para vídeo quanto para foto.

Possui gravação de vídeo em 4K até 30fps, ou até 60fps com um corte de 1.4x, filmada com uma lente estabilizada ótica de 16-50mm, filtro ND embutido, além de ventoinhas de resfriamento para longos tempos de gravação.

É também uma excelente câmera para fotos, com seu sensor de 1 polegada produzindo imagens de 22,3MP nos formatos RAW e JPEG. Tanto a gravação de fotos quanto a de vídeos se beneficiam do melhor desempenho de autofoco já visto em uma PowerShot compacta.

Não há visor ou flash embutido, enquanto a abertura máxima da lente de f/2.8-4.5 pode ser considerada um pouco lenta para alguns. No entanto, a PowerShot V1 é uma ótima opção versátil que cabe no bolso e é, sem dúvida, a mais capaz câmera compacta de 2025.

Leia minha análise da Canon PowerShot V1

Fujifilm X Half

É pequena, fofa e diferente de qualquer outra câmera compacta.
(Crédito da imagem: Tim Coleman)

Não é exagero dizer que a Fujifilm X Half é diferente de qualquer outra câmera compacta. A câmera retrô parece uma carta de amor à fotografia analógica – especificamente, à fotografia em filme de meio-quadro, com seu sensor vertical de 1 polegada e suas habilidades de criar dípticos.

Com um design clássico, a X Half é inegavelmente Fujifilm, mas também está em uma categoria própria. Há dois displays: um vertical para compor imagens e um segundo que pode exibir sua Simulação de Filme, semelhante a como uma câmera analógica faria com sua janela de cartucho de filme.

E então há o encantador modo de rolo de filme, que bloqueia sua Simulação de Filme escolhida por um número determinado de exposições e desabilita a visualização até que seu ‘rolô’ termine, proporcionando a experiência mais autêntica de fotografia analógica que uma câmera digital pode oferecer.

Claro, é um pouco cara, não há captura RAW para suas fotos de 18MP (com boa razão), e ainda não há acessórios disponíveis. Não, esta é uma câmera tão de nicho quanto possível. No entanto, ao contrário da PowerShot V1 da Canon, que atende muitas expectativas, a X Half é uma agradável dose de diversão fotográfica, e Deus sabe que precisamos disso às vezes.

Leia minha análise da Fujifilm X Half

Panasonic Lumix ZS99 / TZ99

(Crédito da imagem: Future)

Chamar a Panasonic Lumix ZS99 / TZ99 de ‘nova’ é um pouco exagerado. É verdade que a compacta de zoom para viagem foi anunciada no final de 2024, e suas vendas começaram em 2025, mas é basicamente uma câmera que já vimos antes.

Como sucessora da Lumix ZS80 / TZ95 de 2019, a Lumix ZS99 (conhecida como TZ99 fora dos EUA) trouxe apenas uma melhoria significativa: carregamento USB-C. Na verdade, a Panasonic decidiu remover o visor da versão anterior, o que alguns poderiam considerar um retrocesso.

Dito isso, o modelo anterior é quase impossível de encontrar novo, enquanto o estoque da Lumix ZS99 está saudável. E você ainda obtém um zoom óptico de 30x que supera muitos smartphones, e um manuseio decente para fotografia. Esta é também uma das câmeras mais baratas do seu tipo para comprar nova. Se você está em busca de um super zoom que caiba no bolso, especialmente para suas viagens, a Lumix ZS99 pode ser a solução.

Leia minha análise da Panasonic Lumix ZS99 / TZ99

As melhores ofertas atuais da Fujifilm X Half, Panasonic Lumix ZS99 / TZ99 e Canon PowerShot V1

Related Posts

Leave a Comment